O Hospital Santa Rita já cancelou 12 cirurgias no início do mês por falta de sangue. Os tipos sanguíneos mais coletados são o A e O positivo. Porém, os tipos que eles mais precisam são os de fator Rh negativo. O número ideal de doações por mês é de 4,5 a 5 mil. Contudo, apenas 3,5 mil doações foram registradas em todo o Estado.
Segundo a reportagem Falta sangue, e Santa Rita cancela cirurgias publicada por Eduardo Fachetti, o número de doações não estão suprindo a demanda. "No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), maior banco de sangue capixaba, a captação caiu 50% desde o início do ano. De acordo com o diretor-técnico do hemocentro, Volmar Belizário, cerca de 50 doações têm sido feitas todos os dias, sendo que o ideal para suprir a demanda do sistema hospitalar público do Estado seria de pelo menos 100 captações ao dia", afirma.
Não posso doar sangue, se pudesse com certeza eu doaria. Deve ser gratificante saber que uma pessoa precisa de você, precisa do seu sangue pra viver, que só você pode ajudar a manter uma vida. As vezes só nos conscientizamos de que doar é importante quando é um parente que precisa, e existem muitas pessoas que só começaram a doar sempre quando um parente precisou pela primeira vez. Você se sente realizado por ter ajudado alguém, por ter feito alguém feliz, e eu percebi isso lendo vários depoimentos de doadores e de pessoas que receberam à doação.
Se você deseja ser um doador observe os requisitos necessários abaixo:
Homem ou mulher com boa saúde, que não tenha sido acometido de hepatite depois dos 10 anos de idade
Não seja usuário de drogas
Esteja alimentado
Não esteja fazendo uso de medicamentos
Tenha entre 18 e 65 anos de idade
Pese acima de 50 quilos
Não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas
Não tenha colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos 12 meses
Não tenha realizado endoscopia nos últimos 12 meses
"Minha primeira doação foi para avó de minha esposa que estava hospitalizada, na verdade nunca tinha pensado muito neste tipo de solidariedade. Depois da primeira doação percebi que sem muito esforço e demandando uma hora do seu tempo quatro vezes ao ano (número máximo de doações de sangue por ano) podemos ajudar muito, pessoas que necessitam deste auxílio, assim passei a ser doador assíduo e também incentivador de outras pessoas". Eder Rezende.
"Dependo do sangue como se fosse um carro. Eu brinco que vou ao Hemocentro abastecer. Recebo plaqueta toda semana e sangue a cada 3 semanas. Penso no doador como aquele que está me mantendo viva. O sangue de um doador proporciona minha vida a cada 15 dias. Tenho anemia aplástica. Necessito de um doador de medula. A gente que precisa é muito grata aos doadores. Eu não os conheço, mas Deus deve conhecer. O doador não tem ideia do quanto o sangue é importante pra gente. O sangue não sobra, utilizamos tudo. Muitas pessoas hoje não doam por não saber da importância desse ato de amor. A doação de sangue permite que eu passe bons momentos com a minha filha. Eu sempre falo para as pessoas: - Não deixe pra dar valor ao seu sangue somente quando você precisar. Ele é muito valioso.” Flávia.